Procurar
Close this search box.

Qual a melhor essência para dormir? Óleo Essencial Para Melhorar o Sono.

mulher dormindo bem após tratamento com óleos essenciais

Tópicos do artigo

Quando falamos em essência para dormir ou com qualquer outra finalidade fisiológica, é preciso tomar cuidado. Essências, no sentido geral, são produtos artificiais ou modificados industrialmente, enquanto os óleos essenciais são produtos 100% naturais.

Por isso, os óleos essenciais são mais indicados para qualquer uso, mesmo que seja apenas para perfumar o ambiente. Dessa forma, não vou trazer aqui um conteúdo sobre a melhor essência para dormir, mas sim os melhores óleos essenciais para o sono.

E por que vou mostrar várias opções, em vez de apenas um óleo essencial?

Da mesma forma que as plantas são indivíduos únicos, nós também somos. Dessa forma, esses extratos naturais que servem para protegê-las e melhorar suas funções fisiológicas podem ter efeitos similares, mas que funcionam melhor cada um em sua espécie, e cada um em um organismo humano distinto.

Existem vários óleos essenciais que ajudam a acalmar, e que podem melhorar a qualidade do sono, como o óleo de lavanda, o óleo de camomila romana etc. Vamos conhecê-los agora.

Melhores óleos essenciais para dormir.

Existem alguns óleos que conseguem proporcionar efeitos mais relaxantes do que outros. Confira os óleos essenciais considerados mais eficazes para melhorar o sono:

Lavanda

A lavanda é a estrela da aromaterapia e também a grande especialista do sistema nervoso. Graças à sua riqueza em moléculas calmantes, relaxantes e sedativas, é inegavelmente eficaz para lhe ajudar a adormecer.

Como usar: difundir 15-20 gotas no quarto à tarde ou à noite, ou massagear a pele, diluído em óleo carreador. Ou, ainda, pingar 2-3 gotas no travesseiro.

Camomila Romana

O óleo essencial de camomila romana é especialmente recomendado para pessoas hipersensíveis ou privadas de sono por algum evento. Também é ótimo para pessoas com hipertensão que não conseguem relaxar. 

É muito eficaz com adultos e crianças, e a camomila também é muito apreciada em chás com o objetivo de acalmar e relaxar à tarde ou à noite.

Como usar: massageie a pele antes de dormir, sempre lembrando de diluir em óleo carreador, ou simplesmente inale diretamente do frasco antes de dormir ou se acordar no meio da noite.

Ylang Ylang

Como você já deve ter percebido, melhorar o sono é uma propriedade terapêutica comum aos óleos florais, e com o Ylang Ylang não é diferente. Ele é um excelente óleo essencial para isso, porque ajuda a cuidar de causas indiretas dos distúrbios do sono. Entre elas, podemos citar ansiedade, estresse e outras questões emocionais.

Como usar: Inale diretamente do frasco antes de se deitar, ou difunda no banheiro para um banho relaxante no chuveiro. Pode usar 8-10 gotas na água morna, em caso de banho de banheira.

Outras dicas para melhorar o sono

O ritmo de vida agitado e muito conectado de hoje em dia traz cada vez mais compromissos e responsabilidades que podem desencadear episódios de estresse, ansiedade e distúrbios do sono em geral. 

O próprio uso dos aparelhos eletrônicos pouco antes de dormir, bem como lâmpadas brancas, são comprovadamente nocivos à saúde do sono e, consequentemente, à saúde em geral. 

Falta de rotina, bebidas com cafeína após o meio-dia, dietas e abuso de álcool também podem contribuir para uma baixa qualidade de sono. E quando não dormimos bem, somos acometidos por mau humor, irritabilidade ou cansaço exagerado.

Por isso, siga algumas dicas essenciais para melhorar o sono, além dos óleos.

  • Consuma álcool com moderação;
  • Pratique atividades físicas (algumas pessoas não podem praticar à noite);
  • Alimente-se bem, com refeições mais leves à noite;
  • Tenha uma rotina para acordar e deitar todos os dias no mesmo horário;
  • Desligue os eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir;
  • Dê preferência a uma lâmpada amarelada, fraca, no quarto.

Por que os óleos essenciais podem melhorar o sono?

Os óleos essenciais possuem ativos químicos naturais que atuam no sistema nervoso parassimpático, que controla as funções de repouso, relaxamento e sono.

Os milhões de receptores olfativos em nosso nariz se conectam diretamente ao cérebro, então as fragrâncias têm um impacto imediato nessas funções nervosas.

Alguns desses compostos químicos, como os conhecidos como ésteres na química orgânica, estão presentes em vários óleos aromáticos. Entre eles, os florais como a lavanda, que são calmantes e relaxantes.

Seja através de massagens, infusões, inalações ou difusão no ambiente, esses aromas chegam ao cérebro e fazem efeito rapidamente. Assim, conseguimos um sono reparador, reduzindo a tensão, a ansiedade e o cansaço causado por uma noite de sono ruim.

Saiba mais sobre os óleos florais e as outras 7 categorias dos óleos essenciais, baixando gratuitamente o e-book O Guia Completo dos Óleos Essenciais.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress