A insônia é um problema que tem afetado cada vez mais pessoas pelo mundo afora, principalmente após a chegada dos smartphones. A luz branca emitida por esses dispositivos de forma muito próxima aos olhos, nos momentos que antecedem o sono, pode impedir a produção de melatonina, hormônio responsável por fazer dormir.
Além disso, alguns aplicativos e tecnologias como os vídeos curtos no TikTok ou Instagram, estão aumentando o nível de ansiedade dos usuários, o que também prejudica o sono.
Será que os óleos essenciais podem ajudar?
A resposta é que, sozinhos, os óleos essenciais não são capazes de resolver o problema. Mas podem fazer parte de um protocolo de melhora do sono, reduzindo a ansiedade e auxiliando na melhora de outros fatores causadores da insônia.
Se você tem esse problema ou conhece alguém que tem dificuldades para pegar no sono, esse material vai ajudar. O primeiro passo é identificar as causas da insônia e adotar hábitos saudáveis, acompanhe.
Por que você tem insônia
A insônia é um distúrbio comum no qual o indivíduo tem dificuldade para adormecer, ou para permanecer dormindo pelo tempo normal, ininterruptamente.
A condição pode ser aguda, ou de curto prazo; ou crônica, quando dura vários dias ou semanas. Também pode ocorrer esporadicamente, sumindo e voltando.
As principais causas da insônia são:
- Estresse relacionado a fatores isolados, como perda ou mudança de emprego, morte de um ente querido, divórcio ou mudança de residência etc;
- Estresse recorrente relacionado a um incômodo constante como insatisfação com o emprego, sobrecarga de trabalho, problemas no relacionamento, problemas financeiros etc;
- Fatores do ambiente ao seu redor, como ruído, luz ou temperatura;
- Mudanças no seu horário de sono habitual, como um novo turno no trabalho ou maus hábitos que você adquiriu quando teve outros problemas;
- Genética.
Outras causas da insônia são:
- Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade;
- Uso de determinados medicamentos, como para resfriados, alergias etc;
- Dor ou desconforto à noite, decorrente de algum outro problema de saúde;
- Consumo de cafeína, nicotina ou álcool, bem como drogas ilícitas;
- Doenças do sistema endócrino;
- Distúrbios do sono, como apneia do sono, entre outros;
- Gravidez;
- Doenças classificadas como demência, como Alzheimer;
- TDAH;
- TPM e menopausa;
Atenção: Em caso de suspeita de doenças em geral como causadoras da insônia, você deve procurar um médico imediatamente.
Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade do sono
Algumas dessas possíveis causas da insônia podem ser melhoradas ou eliminadas completamente com mudanças no estilo de vida, de forma geral.
É o caso da insônia decorrente de ruídos, luz ou temperatura, que pode ser resolvida com algumas modificações no seu quarto. Instale blackouts, use ar-condicionado ou aquecedor e, se for necessário, faça um isolamento acústico ou utilize tampões de ouvido.
Alguns hábitos que podem melhorar a qualidade do sono e combater a insônia são:
- Beba mais água;
- Consuma alimentos mais leves antes de dormir;
- Evite os eletrônicos pelo menos 1 hora antes do horário de dormir;
- Vá para a cama sempre no mesmo horário;
- Procure não dormir mais que 7 ou 8 horas por dia;
- Esteja em um ambiente confortável;
- Procure acordar o mais próximo possível do nascer do sol;
- Evite cafeína, nicotina e álcool, principalmente após o almoço;
- Pratique atividades calmas à noite, como leitura, meditação e aromaterapia.
Melhores óleos essenciais para insônia
Na prática da Aromaterapia com óleos essenciais, alguns desses extratos podem favorecer o relaxamento, bem como ajudar o alcançar o sono profundo.
Lavanda
O óleo de lavanda é o mais famoso dos óleos essenciais para insônia. É bastante indicado para combater diversos tipos de alteração de humor como estresse e ansiedade. Por isso, pingar algumas gotinhas no travesseiro à noite é uma ótima ideia.
Camomila Romana
O chá de camomila é um poderoso calmante conhecido há gerações. O óleo essencial de camomila romana promove o relaxamento dos músculos, além de acalmar a mente, possibilitando dormir melhor e mais rápido! Use em um difusor no quarto.
Ylang-Ylang
Esta flor possui propriedades terapêuticas poderosas contra a ansiedade, com um poder sedativo natural incrível. Além disso, como todo óleo essencial floral, é altamente relaxante, proporciona tranquilidade e eleva sentimentos de reparação e propósito. Use algumas gotas na água da banheira ou no chão do banheiro para um banho relaxante antes de dormir.
Bergamota
Esse óleo essencial cítrico promove relaxamento do corpo e da mente, melhora a circulação sanguínea e eleva sensações positivas de restauração e vigor físico e emocional.
É muito utilizado em massagens por possuir propriedades calmantes.
Experimente adicionar o óleo de bergamota em bolinhas de algodão e colocar no armário, dentro do travesseiro etc.
Relacionado: Óleo Essencial Para Melhorar o Sono.
Tem dúvidas? Deixe nos comentários!
Respostas de 2