Óleos essenciais doTERRA: para que serve cada um? Guia Completo.

homem negro experimenta um óleo essencial nas mãos

Tópicos do artigo

Trata-se de uma dúvida mais comum entre os iniciantes, mas até alguns praticantes mais avançados da aromaterapia podem querer saber: Afinal, para que serve cada um dos óleos essenciais? 

Uma lista completa dos óleos essenciais é longa e, para ler, demora um pouco mais do que se espera de um artigo em um blog. De qualquer forma, existe um material extenso aqui no Blog Óleos Essenciais que você pode baixar gratuitamente no link abaixo:

O Guia Completo dos Óleos Essenciais

Este material traz, entre outras explicações, uma lista completa das 8 classificações dos óleos essenciais:

  • Cítricos;
  • Florais;
  • Herbais;
  • Madeiras;
  • Resinas;
  • Raízes;
  • Folhas;
  • Especiarias.

Além das 8 classificações ou categorias, em cada uma delas você terá várias informações sobre os mais diversos óleos essenciais. Como são extraídos, quais as principais propriedades terapêuticas de cada óleo, quais emoções positivas reforçam e quais emoções negativas ajudam a eliminar. 

Para este artigo, separamos alguns óleos que merecem destaque por sua maior popularidade. Confira a seguir.

Óleo Essencial de Canela

Com seu aroma picante e acolhedor, entre muitas outras propriedades, o óleo essencial de canela se destaca por sustentar o sistema digestivo, mantendo todos os seus órgãos mais saudáveis. 

Além disso, é muito utilizado para adicionar à rotina de higiene bucal, por ser um poderoso agente de limpeza na boca, dentes e gengivas. Experimente adicionar algumas gotas à água para um saboroso enxaguante bucal. 

Óleo Essencial de Cravo

Este óleo essencial é proveniente de uma das mais antigas especiarias utilizadas para fins medicinais ou aromáticos. Também com um aroma picante, o cravo-da-índia faz bem para os ossos e ajuda o corpo na absorção de nutrientes em geral, não apenas o cálcio.

O óleo de cravo é bastante utilizado na aromaterapia a fim de energizar o corpo e a mente sem provocar euforia, sendo excelente para espantar o cansaço sem qualquer tipo de efeito adverso como os percebidos pela cafeína, por exemplo. 

É um potente relaxante muscular e mostra bons resultados, por exemplo, em casos de dor crônica, como dor de dente.

Óleo Essencial de Eucalipto (Eucalyptus Radiata)

Seu aroma refrescante, classificado como “canforáceo”, pode ajudar a liberar as vias aéreas em casos de resfriados e alergias. Além disso, o óleo de eucalipto radiata é muito eficaz em massagens para dissipar a tensão muscular.

Promove relaxamento, fazendo com que seja mais fácil dormir em momentos de grande estresse e preocupações. Por ser proveniente das folhas da planta, pode promover a sensação de alívio para vários estímulos negativos, diminuindo irritação, confusão mental, sentimentos de limitação e até mesmo a teimosia.

Óleo Essencial de Erva-doce

Seu aroma herbáceo e doce também é apreciado há milênios. O óleo essencial de erva-doce tem propriedades calmantes, como já era de se esperar. 

Uma de suas propriedades pode parecer inusitada: o cheiro doce pode ajudar a combater a vontade de ingerir alimentos prejudiciais à saúde, como chocolate, tortas ou sorvete.

Apoia a saúde do sistema digestivo como um todo e tem um uso muito tradicional entre as mulheres, que sofrem com o desconforto de cólicas menstruais.

Óleo Essencial de Lavanda

Sem dúvidas um dos óleos essenciais mais conhecidos, a lavanda possui um aroma delicioso bastante apreciado em perfumes, mas que contém poderosíssimas propriedades terapêuticas. Entre elas, destacam-se o relaxamento profundo do sistema nervoso, que possibilita uma noite de sono muito mais agradável.

A lavanda, com seu aroma floral atalcado, também ameniza sentimentos de ansiedade e irritações da pele, além de ajudar a ter um cabelo mais saudável. 

Óleo Essencial de Limão

Como todo bom óleo cítrico, o aroma natural do limão é um excelente revigorante natural que desperta alegria e equilibra o humor.

O óleo de limão também é muito apreciado por suas propriedades purificantes para o ar e nas superfícies onde for aplicado. É muito bom para aliviar desconforto respiratório e como enxaguante bucal. 

Óleo Essencial de Melaleuca (Melaleuca Alternifolia)

A melaleuca, também conhecida como árvore do chá, é uma das plantas medicinais mais conhecidas no mundo. Seu aroma refrescante (canforáceo) é muito bom para revigorar o corpo e a mente, mas não é só isso.

Tea tree, como é conhecida em algumas partes do mundo, oferece um suporte excelente ao sistema imunológico, protegendo o corpo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, rejuvenesce o cabelo, a pele e as unhas.

Óleo Essencial de Patchouli

Outro floral bastante conhecido na indústria de perfumes, com um aroma terroso e doce, é um dos óleos essenciais mais poderosos para equilibrar emoções. 

Para o corpo, ajuda nos cuidados com a pele, reduzindo imperfeições e amenizando o aparecimento das marcas de idade.

Óleo Essencial de Alecrim

O óleo essencial de alecrim é muito difundido no meio da aromaterapia, sendo conhecido como o “óleo dos estudantes”. Isso se deve ao seu aroma herbáceo que proporciona redução da fadiga após longas horas de trabalho ou estudo, ajudando a recuperar o foco e a concentração. 

Também apoia o funcionamento dos órgãos internos, proporcionando mais saúde não apenas para a mente, mas também para o corpo.

Você pode conhecer mais sobre esses e outros óleos essenciais baixando gratuitamente o e-book O Guia Completo dos Óleos Essenciais. Clique Aqui

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress