Procurar
Close this search box.

Óleo Essencial de Lavanda: Conheça os benefícios

tudo sobre oleo essencial de lavanda alfazema

Tópicos do artigo

Essa simpática plantinha chamada Lavanda, também conhecida como Alfazema, tem muito mais a oferecer do que só um excelente aroma e uma beleza admirável. Você deve conhecer o popular uso da Lavanda como uma deliciosa fragrância utilizada em perfumes, desinfetantes etc. Mas você sabia que ela tem muito mais benefícios? 

Um dos principais está no óleo essencial de Lavanda, que é o seu uso terapêutico. O óleo essencial da Lavanda é capaz de promover um ótimo relaxamento, o que o faz ser bastante eficaz contra sintomas de ansiedade, insônia e até problemas respiratórios.

E o artigo de hoje é exatamente sobre ele, o óleo essencial de Lavanda, seus benefícios e tudo mais que você queira saber sobre este produto natural. Bora aprender?

O que é a Lavanda e onde encontrar?

A Lavanda é uma planta nativa do Mediterrâneo, África, Europa e Índia, possui um aroma que é bastante conhecido, é bem explorada nas mais diversas áreas, sendo usada como erva medicinal, essência para perfumes, base para chás e até mesmo ingrediente na culinária. 

A planta é muito encontrada em regiões montanhosas, que tenham uma boa iluminação natural e que, além disso, tenham um clima mais seco. Em Portugal, e por consequência lógica também no Brasil, é conhecida como Alfazema.

O cultivo da Lavanda não é tarefa muito difícil, não requer cuidados muito especiais, possibilitando que qualquer pessoa possa plantar as suas. Entretanto, você também encontra ramos para comprar em floriculturas, e as sementes também são achadas com facilidade. 

Hoje em dia, os maiores produtores da planta, a nível mundial e para comercialização em grande escala, estão localizados na França, Bulgária, Austrália, Rússia e Inglaterra.

Benefícios terapêuticos da Lavanda

Durante muito tempo, a Lavanda vem sendo utilizada por conta das suas características relaxantes trazendo, com seu aroma inconfundível, uma infinidade de benefícios. 

Desde as civilizações mais antigas, no Egito, por exemplo, era utilizada para banhos e para fabricar perfumes, bem como para embalsamar mortos.

Várias são as vantagens de usar Lavanda, sendo algumas que merecem destaque: 

  • Efeito Calmante: a lavanda possui propriedades relaxantes que auxiliam a baixar a pressão arterial, além de melhorar a função cardíaca, de modo que relaxa e acalma quem faz seu uso. A utilização do óleo essencial de lavanda é recomendada para casos de estresse, ansiedade etc.;
  • Combate à insônia: a utilização de óleos essenciais ou mixes em que a lavanda é o principal elemento equilibra o sistema nervoso e induz ao relaxamento e ao sono; 
  • Alivia sintomas de problemas respiratórios: A utilização do óleo essencial de lavanda alivia distúrbios respiratórios tais como coriza, bronquite, tosse, asma, laringite e congestão nasal.

Como podemos ver, várias são as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais de Lavanda, bem como os benefícios provenientes do seu uso. O óleo essencial de lavanda tem eficácia comprovada, como muitos outros óleos essenciais usados em aromaterapia.

A aromaterapia é uma técnica aprovada pela OMS e pelo SUS, indicada de forma complementar no tratamento e prevenção de várias doenças. 

O grande poder calmante da Lavanda está no Linalol, composto químico presente em várias espécies e, por consequência, em outros óleos essenciais, mas com grande concentração no óleo essencial de lavanda.

Vários estudos farmacológicos já comprovaram os efeitos analgésicos da substância química que também é encontrada no manjericão, na bergamota, entre outras plantas. 

Tudo sobre Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda é facilmente encontrado. Entretanto, lembre-se de sempre adquirir óleos essenciais de marcas que se preocupam com a qualidade e a garantia da sua saúde. 

Ponto importante e que pode ser utilizado “de cara” para identificar um óleo de má qualidade, que pode pôr a sua saúde e a saúde da sua família em risco, é o preço. Óleos essenciais não são tão baratos. Isso porque é necessária uma grande quantidade de plantas para extrair apenas alguns mililitros de óleo.

No caso da Lavanda, são necessários cerca de 36 quilos de plantas para fabricar apenas 100 (cem) mililitros de óleo essencial. Guarde, basicamente, o seguinte: nem todo óleo caro é bom, mas todo óleo muito barato é ruim.

Graças à infinidade de propriedades terapêuticas da lavanda, algumas marcas possuem diversos produtos com a presença do óleo de lavanda em sua composição. A dōTERRA é um bom exemplo, veja:

O Lavender Óleo Essencial é o puro óleo de lavanda, sendo utilizado em travesseiros, roupa de cama, difusores de ambiente, ingestão ou na planta dos pés. Ele é capaz de proporcionar uma maravilhosa noite de sono. Além disso, pode ser aplicado nas têmporas e na nuca para aliviar o estresse, bem como ser adicionado à água do banho. 

Para conhecer ainda mais dicas sobre o óleo essencial de lavanda assista ao meu video no Youtube:

Este é o primeiro artigo de uma série de conteúdos exclusivos sobre cada óleo essencial que traremos aqui no blog. Inscreva-se na nossa newsletter para receber os próximos por e-mail assim que forem publicados.

Procurar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress