Citrus bergamia é o nome científico da Bergamota, um fruto cítrico. Alguns acham que a fruta parece uma laranja. A bergamota tem uma fragrância popular na indústria de perfumaria e seu aroma também é muito apreciado na culinária.
A história relata que o suco de bergamota era usado pelos indígenas da Itália para tratar a malária e expulsar vermes intestinais, enquanto o óleo de bergamota era usado na medicina popular do país como antisséptico e para reduzir a febre.
Na medicina ayurveda, acredita-se que o óleo de bergamota possa aliviar acne e outras erupções cutâneas, feridas, dores de garganta e até infecções da bexiga. Também é usado para equilibrar a fome em casos de perda de apetite ou comportamentos compulsivos decorrentes de estresse e ansiedade.
A bergamota está entre os óleos essenciais mais populares usados hoje por sua eficácia, benefícios à saúde e sua ampla variedade de aplicações, em especial os benefícios que você verá a seguir. Acompanhe.
Benefícios do óleo essencial de Bergamota
Os benefícios primários do óleo essencial de Bergamota são, em primeiro lugar, o seu aroma calmante e, ao mesmo tempo, revigorante. Também promove a purificação da pele e é muito utilizado para massagens altamente relaxantes.
Os principais componentes químicos naturais presentes no óleo essencial de bergamota são limoneno, acetato de linalil, linalol, terpineno, β-pineno. A seguir, você confere as propriedades de cada um deles.
Limoneno
- Antioxidante
- Estimulante
- Digestivo
- Desintoxicante
- Supressor de apetite
Acetato de linalil
- Anti-inflamatório
- Adstringente
- Analgésico
- Hipotensor
Linalol
- Sedativo
- Antidepressivo
- Anti-inflamatório
Terpineno
- Anti-inflamatório
- Antibacteriano
- Antifúngico
β-pineno
- Anti-inflamatório
- Antisséptico
- Expectorante
- Broncodilatador
Usado em aplicações de aromaterapia, o óleo essencial de bergamota é conhecido por ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse e, assim, aliviar os sintomas da depressão, enxaquecas e dores musculares.
O aroma cítrico do óleo de bergamota o torna um spray de ambiente refrescante para eliminar odores desagradáveis.
Usado cosmeticamente, o óleo de bergamota pode purificar a pele, impedindo o crescimento de bactérias. Quando adicionado à água do banho ou sabonetes, ameniza rachaduras na pele dos calcanhares e ressecamento da pele de todo o corpo, além de protegê-la contra infecções.
Como cicatrizante, o óleo de bergamota pode equilibrar a oleosidade natural da pele e reduzir o aparecimento de problemas relacionados à acne.
Como usar óleo essencial de Bergamota
O óleo essencial de bergamota tem a reputação de ter muitas propriedades terapêuticas. A seguir destacamos seus vários modos de uso para desfrutar delas.
- Dilua o óleo essencial de bergamota em um óleo carreador e use topicamente em aplicações simples ou com uma massagem, para ajudar a aliviar dores musculares e dores no corpo de forma geral.
- Suas propriedades anti-inflamatórias aliviam a vermelhidão, coceira e inchaço na pele. E devido às suas propriedades antissépticas e adstringentes, o óleo essencial de bergamota é um excelente complemento para cosméticos. Você pode adicionar algumas gotas ao seu sabonete líquido ou creme corporal.
- Na aromaterapia, este óleo atua como um perfume natural não tóxico sem aditivos que cria uma atmosfera relaxante e elimina odores desagradáveis. Quando difundido no ambiente ou mesmo inalado diretamente do frasco, suas propriedades também proporcionam relaxamento.
- Pode ser adicionado a cosméticos caseiros, velas e sabonetes artesanais. É conhecido por criar uma sensação de estar revigorado, renovado, elevando o humor e ajudando a combater a depressão, a letargia (estar apático), o nervosismo e a insônia.
- Quando o óleo essencial de bergamota é misturado em um hidratante, pode acalmar e promover a cicatrização mais rápida de cortes, acne, psoríase, catapora e outras erupções cutâneas.
- Utilize em um difusor de ambiente no escritório ou em casa para diminuir estresse e tensão.
- Pingue nas mãos, esfregue-as e inale profundamente com as mãos em formato de concha para obter propriedades calmantes.
Óleo de Bergamota: preço e onde encontrar
Existem vários fabricantes de óleos essenciais e você precisa estar atenta à procedência, qualidade, grau de pureza e outros detalhes, não só do óleo essencial de bergamota, como de qualquer outro.
Minha sugestão é sempre procurar um fornecedor confiável, de preferência um consultor que possa comprovar as características do óleo e indicar as melhores opções e formas de uso para o seu caso específico.
Atenção: óleos essenciais muito baratos não são confiáveis. Se quiser receber uma tabela com os preços atualizados de marcas seguras, mande uma mensagem pra mim no WhatsApp clicando aqui.
3 respostas
Oiii tudo bem? Espero que sim 🙂
Adoreii seu artigo continue assim!
Sucesso.
Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.