Terapia holística e saúde holística são palavras que vêm ganhando relevância e conquistando um número considerável de seguidores.
Para indivíduos com dor crônica, por exemplo, ou outros problemas de saúde, a terapia holística pode ajudar a conectar a saúde física, mental e social para tratar os problemas físicos e emocionais.
Se você está procurando alternativas para tratar um problema, incluindo o bem-estar físico, emocional, social, espiritual, ambiental, ocupacional e intelectual, chegou ao lugar certo.
No artigo de hoje vamos esclarecer o que é de fato uma terapia holística e explicar também como a Aromaterapia se encaixa neste tema. Vamos lá?
Abordagem Holística da Saúde
Se você já ouviu falar em terapias holísticas ou medicina holística e não sabe exatamente o que é isso, você não está sozinha. Se tem dúvidas sobre as terapias holísticas e quer entender como elas funcionam, ou tem dúvida dos benefícios, saiba que isso é normal.
O termo terapia holística envolve várias práticas distintas e está ganhando popularidade como uma opção de tratamento para vários problemas, até mesmo para abandonar vícios, bem como para outras doenças físicas.
As terapias holísticas concentram-se no bem-estar geral, em vez de simplesmente tratar os sintomas de um fato isolado. Por isso funcionam muito bem: o melhor jeito de cuidar da saúde e manter a mente, o corpo e o espírito em sanidade e equilibrados por completo.
Uma abordagem holística da saúde é exatamente isso: cuidar da saúde emocional e da saúde corporal juntas, compreendendo que uma não existe sem a outra. É um sistema integrado e inseparável dentro do corpo.
Há muitos anos a humanidade tenta compreender como o corpo tem um sistema de energia que sustenta o aspecto físico. A medicina moderna já não separa as doenças físicas do aspecto emocional, sendo comprovadamente necessário evitar o estresse e outros fatores para manter a saúde física em dia.
Enquanto outras práticas medicinais podem apenas aliviar, mascarar ou tratar certos sintomas de forma isolada, o objetivo das terapias holísticas é tratar o ser humano em toda a sua complexidade de forma simultânea.
O significado de terapia ou tratamento holístico é justamente a abordagem no tratamento médico baseada na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos, como um “todo” integrado.
Tipos de Terapias Holísticas
Existem vários tipos de terapias holísticas, dependendo do paciente e no que eles precisam se concentrar para tratar cada problema. Algumas das mais comuns são:
- Ioga
- Meditação
- Acupuntura
- Massoterapia
- Reiki
- Homeopatia
- E a própria Aromaterapia, foco do nosso portal.
Certas terapias holísticas provaram ser particularmente eficazes no tratamento da dependência química, por exemplo. A Aromaterapia provou ser eficaz em pacientes internados em UTI.
Ioga combate a depressão e reduz dores crônicas, além de aliviar o estresse.
Outros exercícios físicos, ou atividades como artesanato, pintura e outras ligadas à arte, também são consideradas terapias comprovadamente eficazes para a saúde da mente e do corpo.
Aromaterapia como tratamento holístico
A aromaterapia é um tratamento terapêutico holístico que utiliza extratos naturais de plantas que atuam através do olfato e da absorção da pele para afetar principalmente o sistema límbico do corpo para promover a saúde e o bem-estar.
Os óleos chamados “essenciais” são extraídos das folhas, flores e outras partes das plantas e depois são destilados ou passam por outros processos.
Os óleos essenciais aromáticos altamente concentrados podem ser aplicados através de massagens usando óleos carreadores, ou adicionados a cremes, xampus e loções.
Junto com técnicas de massagem eficazes para se adequar ao indivíduo, os óleos essenciais também podem ser utilizados por inalação direta ou a difusão no ambiente.
A aromaterapia, também conhecida como terapia com óleos essenciais, é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma, resfriado entre outros.
É considerada por muitos como ciência, arte, ou ambas.
Existem centenas de tipos diferentes de óleo essencial e cada um apresenta uma gama única de propriedades terapêuticas, usos e efeitos. Os óleos essenciais podem ser combinados para criar uma mistura sinérgica de propriedades a fim de desenvolver aplicações terapêuticas específicas e essas misturas podem ser ainda mais poderosas do que simplesmente usar um único óleo essencial.
Os primórdios da Aromaterapia remetem às mais antigas civilizações, como os egípcios e os povos da Mesopotâmia, como os persas.
Essa terapia ultrapassou barreiras através dos tempos e é reconhecidamente eficaz.
A OMS e o SUS elencam a Aromaterapia do rol de terapias complementares aceitas e milhões de pessoas atestam sobre os benefícios dos óleos essenciais para o corpo, a mente e o espírito.
Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos novos conteúdos do Blog Óleos Essenciais!
2 respostas