Search
Close this search box.

O que são óleos essenciais e quais as principais utilizações?

onde comprar e o que são óleos essenciais aromáticos

Tópicos do artigo

Há muito tempo os óleos essenciais são usados por diversas civilizações, principalmente pelas suas fragrâncias impressionantes, mas também pela diversidade de aplicações a que se destinam. 

Existem registros do uso medicinal de óleos essenciais na China há 3500 anos. No Egito antigo, também se extraía o sumo de plantas para fazer chás, realizar rituais espirituais e, até mesmo, na mumificação dos mortos. O perfume de Cleópatra era Rosa, Mirra e Cardamomo ou Canela, pois esses aromas eram populares no Antigo Egito.

Os óleos essenciais possuem muitos benefícios para a saúde física e mental do nosso corpo. Têm propriedades terapêuticas e podem ser utilizados, por exemplo, para massagens, para banhos, para inalação, para aromatizar ambientes etc. Até mesmo para ingestão.

O que você, provavelmente, também não sabe, é como eles são fabricados para conseguirmos utilizá-los com segurança. Então, vamos falar sobre isso também.

Afinal, o que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são produtos naturais, extraídos das plantas. Eles servem para objetivos diversos, tais como controlar a ansiedade ou até conservar alimentos, entre outros que ainda vamos abordar. Sua característica mais marcante é o aroma.

Além de óleos puros, existem também mix de óleos fabricados com o objetivo de potencializar ações desejadas. Podemos citar exemplos, como acalmar o corpo e a mente. 

As substâncias extraídas das plantas são encontradas no caule, folhas, sementes, cascas e, até mesmo, em raízes. Por isso, existem vários processos de extração que diferem bastante.

Sua composição possui centenas de ativos químicos que, na maioria das vezes, são produzidos pelas próprias plantas, ou seja, os óleos essenciais tendem a ser completamente naturais.

Entretanto, algumas empresas aplicam outras substâncias na produção de cada óleo, o que já é um alerta que você precisa ter em mente. 

Esses óleos que não são totalmente naturais, na verdade, são chamados de essências, mas isso é um outro assunto e poderá ser explicado detalhadamente em outro artigo do nosso blog. Comente aqui embaixo se você quer saber mais sobre a diferença entre essências e óleos essenciais. 

A principal característica dos óleos essenciais, como vimos, é o seu aroma marcante, que é capaz de ser percebido pelas pessoas mesmo de longe. 

Essa característica é produzida pela alta volatilidade de suas moléculas orgânicas que se tornam gasosas quando estão em temperatura ambiente, fazendo com que o aroma se espalhe no ar com facilidade.

Como são feitos os óleos essenciais?

Há diversas formas de extrair os óleos das plantas. Isso porque há vários tipos de plantas e, também devido ao fato de que os óleos podem ser encontrados em locais distintos, como vimos.

Os óleos essenciais podem ser extraídos por destilação a vapor, prensagem a frio, ou outras técnicas.

Segundo a Organização de Padronização Internacional (ISO), os métodos de obtenção “oficiais” dos óleos essenciais são hidrodestilação, destilação a vapor ou prensagem, este último utilizado para os óleos essenciais cítricos, normalmente utilizando as cascas de frutas cítricas como limão ou tangerina.  

A destilação é o método mais usado na extração dos óleos essenciais. Esta técnica é normalmente aplicada para extrair óleos essenciais de folhas, ervas e flores. Nas flores, por serem mais sensíveis, geralmente se aplica a técnica de hidrodestilação.

Para que servem os óleos essenciais?

  • acalmar;
  • conservar alimentos;
  • controlar e amenizar a ansiedade;
  • aromaterapia;
  • dormir melhor;
  • Auxiliar o sistema respiratório
  • Foco e concentração
  • dentre outras funções.

Antigamente, os óleos essenciais eram usados em pomadas medicinais e até para embalsamar os mortos, pois como o óleo possui uma fragrância muito agradável, era uma opção perfeita 🙂

Com o passar dos anos, cada vez mais e mais utilizações foram descobertas ou adotadas como prática mais comum, por assim dizer. Porém, sempre é preciso escolher com atenção o óleo essencial específico para cada finalidade, porque cada um deles tem propriedades bem distintas e a composição é totalmente diferente. 

Como usar os óleos essenciais?

Eles podem ser usados separadamente ou misturados. Em muitas ocasiões, os óleos essenciais são usados juntos, pois como cada óleo possui uma função, um mix pode potencializar os efeitos. 

Precisamos ter conhecimento sobre como usá-los de forma correta, pois algumas aplicações requerem cuidados especiais. É preciso saber qual óleo é apenas aromático, qual pode ser ingerido e qual é para uso tópico, por exemplo. 

Alguns óleos podem causar irritação na pele, outros possuem uma quantidade máxima para ingestão diária. Enfim, futuramente, traremos artigos específicos sobre cada um dos principais óleos essenciais encontrados no mercado, com suas respectivas orientações de uso seguro. 

De forma geral, algumas áreas sensíveis a evitar são:

  • Pele ao redor dos olhos;
  • Olhos e ouvidos internos;
  • Pele rachada, lesionada ou ferida;
  • Parte interna do nariz.

Alguns cuidados são necessários ao guardar os óleos essenciais, para que eles não percam os compostos químicos responsáveis pelo grau terapêutico: Não utilize frascos de plásticos. Os vidros âmbar são os ideais, pois não permitem que a luz UV entrem em contato com o óleo essencial, de modo que não interfira na sua composição. Outra dica importante é evitar calor extremo e prefira locais mais escuros.

Óleos essenciais funcionam mesmo?

Podemos afirmar que os óleos essenciais realmente funcionam. Aromaterapia e fitoterapia, ou seja, o poder medicinal das plantas, são cientificamente comprovados. 

Temos a certeza de que os óleos essenciais funcionam, também, pela nossa própria experiência. Quando inalamos o aroma desses óleos, ingerimos, ou massageamos o corpo, os benefícios são imediatamente notados. 

Entretanto, muitas pessoas ainda têm receio na hora de comprar. O interessante é sempre optar pelas melhores marcas de óleos essenciais, as mais confiáveis e que as pessoas já usaram e comprovaram.

Uma dessas marcas, muito conhecida pela sua produção e pelos elogios recebidos dos clientes, é a dōTERRA. Uma marca que é muito citada aqui no nosso blog, pois sempre possui comentários bastante positivos das pessoas. 

Os óleos essenciais só funcionam, entretanto, se as suas determinadas indicações forem seguidas à risca. Os óleos essenciais também jamais substituem o médico ou outro profissional da saúde. Logo, procure sempre se informar bem antes de tomar qualquer decisão. 

Esse é o objetivo desse blog. Adicione o nosso portal como favorito e inscreva-se no nosso fórum para trocar experiências e tirar suas dúvidas de forma rápida e simples. 

Link para o fórum

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress