Search
Close this search box.

O que é medicina alternativa, integrativa e complementar?

terapeuta orienta paciente sobre práticas alternativas de medicina moderna

Tópicos do artigo

As práticas alternativas, integrativas e complementares de medicina compõem uma parte cada vez maior do universo de opções para tratamentos de problemas de saúde.

Abordagens de saúde complementares, alternativas e integrativas são usadas para tratar ou gerenciar distúrbios ou sintomas associados a problemas de saúde física ou mental. As abordagens comuns de saúde complementar incluem intervenções como meditação, manipulação da coluna (quiropraxia), yoga, massagem, tai chi e acupuntura. 

Uma variedade de produtos naturais, incluindo ervas, folhas e alimentação com vegetais in natura também são comumente usados, bem como os óleos essenciais na Aromaterapia, que é considerada uma dessas práticas.

Como funcionam as terapias integrativas de saúde

A saúde integrativa combina abordagens convencionais com as denominadas complementares, de forma paralela. 

Os pesquisadores estão explorando os benefícios da saúde integrativa em uma variedade de situações, incluindo controle da dor, alívio de sintomas em pacientes com câncer e programas para estresse, depressão e ansiedade, doenças mais comuns nos tempos atuais.

A medicina complementar e integrativa fornece cuidados centrados no paciente, abordando as influências físicas, emocionais, mentais, sociais, espirituais e ambientais que afetam a saúde de uma pessoa. Ele usa as intervenções mais apropriadas de uma variedade de disciplinas para curar doenças e ajudar as pessoas a recuperar e manter a saúde como um todo.

A medicina integrativa é uma abordagem cada vez mais popular de forma individual, embora para uma organização de saúde grande e estruturada, integrar diversas práticas possa ser um desafio. 

A medicina e a saúde integrativas e a medicina complementar e alternativa (CAM) incluem abordagens e terapias de cura que, historicamente, não foram aproveitadas na medicina ocidental convencional. Os motivos são diversos.

Entretanto, boa parte destas práticas comprovadamente eficazes têm sólidas bases na medicina oriental milenar e na história dos povos da antiguidade.

Diferença entre alternativa, integrativa e complementar

Os termos “alternativa”, “complementar” e “integrativa” são muitas vezes confundidos, mas têm significados diferentes. 

Terapias alternativas são usadas para descrever tratamentos de saúde que estão mais ligados às tradições, sem o uso de medicamentos e intervenções convencionais. 

Alguns exemplos são a acupuntura, chás de ervas e práticas energéticas como o reiki e os florais de Bach.

Complementar é o termo utilizado para classificar terapias que já foram aceitas pela comunidade científica como eficientes para o uso junto com os tratamentos da medicina convencional.

É aqui que entra a aromaterapia, prática eficaz já aceita pela OMS e pelo SUS.

Considera-se integrativa uma terminologia mais moderna. Inclui todas as técnicas e produtos de cura que integram a ciência convencional com abordagens holísticas.

A medicina integrativa se concentra no tratamento da pessoa como um todo, com cuidados coordenados entre vários fatores da medicina convencional e da medicina complementar.

Terapias integrativas em outras palavras

De fato é impossível abordar o tema sem um aspecto mais técnico, mas que acaba por dificultar a leitura e sua compreensão. 

Em outras palavras, a ciência evoluiu baseada nas práticas de medicina rudimentar que existem há milênios. E o poder das plantas é conhecido também há mesmo tempo.

Com o avanço das pesquisas científicas e a descoberta de produtos artificiais que apresentavam melhora mais rápida dos pacientes, as práticas holísticas e naturais foram quase 100% abandonadas, com exceção do poder das plantas, até hoje muito utilizado pela indústria farmacêutica tradicional.

Mais recentemente, estudos comprovaram a eficácia de diversas práticas alternativas, promovendo algumas à categoria de complementar e criando um novo termo chamado medicina integrativa, a união das práticas holísticas com as práticas convencionais.

Benefícios das terapias de Medicina Complementar

Cada uma das diversas práticas complementares pode visar um aspecto específico da sua saúde. Em geral, as abordagens complementares na medicina podem proporcionar, por exemplo, mas não apenas:

  • Alívio da dor.
  • Redução da ansiedade e do estresse.
  • Redução da náusea.
  • Melhora do humor.
  • Aumento do relaxamento.
  • Melhora da cicatrização de feridas.
  • Promoção de sentimentos de bem-estar, prazer, positividade e paz interior.
  • Alívio da tensão muscular.
  • Diminuição do cansaço.
  • Melhora da flexibilidade e da circulação.

Algumas terapias combinam muito bem com o uso dos óleos essenciais em Aromaterapia. Podemos citar as principais como sendo ioga e meditação, ambas incluindo o uso de técnicas adequadas de respiração.

Muitos especialistas também afirmam que o consumo de alguns suplementos alimentares pode potencializar os resultados da aromaterapia, como multivitamínicos, ômega 3, probióticos e suplementos de ervas, cada qual de acordo com a necessidade.

Além disso, é preciso buscar a melhora da qualidade do sono, a hidratação e alimentação adequadas e a prática de atividades físicas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a medicina alternativa, complementar e integrativa, mande uma mensagem pra mim no WhatsApp.

Uma resposta

  1. Aqui é a Giovanna Souza, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress