As terapias holísticas são uma abordagem alternativa de saúde e bem-estar, que observam o indivíduo como único e de forma completa, tratando mente, corpo e espírito, e não apenas os sintomas físicos. A ideia é que há uma interação entre corpo, mente e espírito e isso sempre deve ser considerado ao tratar qualquer problema de saúde.
Algumas das terapias holísticas mais conhecidas incluem a Acupuntura, a Aromaterapia, a Terapia Floral, a Homeopatia e a Fitoterapia, por exemplo. Cada uma dessas terapias utiliza diferentes abordagens para tratar os indivíduos e possui profissionais especializados em cada prática, conhecidos como homeopata ou aromaterapeuta, por exemplo.
De forma geral, estes especialistas são conhecidos como Terapeutas Holísticos.
ABRATH é a sigla para Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, uma organização sem fins lucrativos que representa os profissionais de terapia holística no Brasil. A ABRATH tem como objetivo promover a valorização e o reconhecimento das terapias holísticas como práticas integrativas e complementares de saúde, além de oferecer suporte e capacitação para os profissionais da área e interessados.
A associação foi fundada em 1990 e tem sede em São Paulo. Atualmente, conta com mais de 20 mil associados em todo o país. A ABRATH oferece diversos benefícios para seus membros, como acesso a cursos de capacitação, certificação profissional, orientação jurídica, entre outros.
Além disso, a associação promove eventos e congressos para promover a troca de conhecimento e o fortalecimento da categoria.
Um dos principais objetivos da ABRATH é lutar pelo reconhecimento das terapias holísticas como práticas complementares de saúde. Embora muitas dessas terapias sejam amplamente utilizadas e valorizadas por muitas pessoas, ainda enfrentam resistência por parte de alguns setores da sociedade.
Algumas ainda nem são reconhecidas oficialmente pelo sistema de saúde público brasileiro, o SUS, enquanto outras já estão consolidadas e comprovadas, estando incluídas na PNPIC – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de saúde, de 2006.
A Aromaterapia, por exemplo, é uma das abordagens holísticas de saúde reconhecidas, aprovadas e legalizadas através da PNPIC.
Conheça as terapias holísticas mais difundidas no Brasil
Acupuntura
A Acupuntura é uma terapia holística que tem suas raízes na medicina tradicional chinesa. Ela envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo de energia, ou “Qi”, ao longo dos meridianos do corpo.
A Acupuntura tem sido utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo dor crônica, ansiedade, depressão, insônia e náusea.
Aromaterapia
A Aromaterapia utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para tratar e prevenir problemas de saúde dos mais diversos.
A inalação de óleos essenciais ou a massagem com eles pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, mas também são excelentes alternativas naturais para problemas físicos como a dor e a inflamação.
Os óleos essenciais também podem ser utilizados para melhorar a qualidade do sono e para estimular o sistema imunológico, entre milhares de outros benefícios para a saúde.
Homeopatia
A Homeopatia é uma das terapias holísticas mais conhecidas no mundo e utiliza produtos chamados “homeopáticos” para tratar diferentes condições de saúde.
Esses produtos são feitos a partir de substâncias naturais, como plantas, animais e minerais, e são diluídos várias vezes até atingir uma dose muito baixa dos princípios ativos.
A filosofia por trás da Homeopatia é o “princípio vitalista” e o uso da “lei dos semelhantes”. É uma teoria análoga ao princípio das vacinas, onde acredita-se que qualquer substância natural é capaz de curar os sintomas que a mesma também é capaz de produzir.
A homeopatia é utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo alergias, asma, enxaquecas, artrite, ansiedade etc.
ABRATH: As terapias holísticas realmente funcionam?
Uma das principais vantagens das terapias holísticas é que elas tratam a pessoa como um todo, não apenas os sintomas físicos.
Isso significa que essas terapias podem ajudar a tratar as causas subjacentes dos sintomas e a promover a cura real a longo prazo, em vez de apenas aliviar temporariamente os sintomas.
Outra vantagem das terapias holísticas é que são consideradas seguras e não invasivas. Ao contrário dos medicamentos prescritos, que podem ter efeitos colaterais significativos, muitas terapias holísticas são baseadas em substâncias naturais e têm poucos efeitos colaterais.
Além disso, essas terapias podem ser usadas em conjunto com tratamentos médicos convencionais para potencializar a eficácia geral do tratamento, ou como alternativa a tratamentos considerados invasivos, ou seja, que agridem o organismo.
No entanto, nem todas entre as terapias holísticas possuem ampla comprovação por estudos científicos.
Elas não são reconhecidas como tratamentos médicos convencionais e não são cobertas pela maioria dos planos de saúde, o que também é uma desvantagem.
Embora existam muitas terapias holísticas diferentes disponíveis, todas elas compartilham o objetivo de promover a cura e o bem-estar geral, de forma segura, e natural.
Fique de olho em nosso blog para saber mais sobre as terapias holísticas.
3 respostas
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
Gostei muito do conteudo , E faco uso da terapia holista pára tratar meus problemas de saude , com muita eficacia. e para mim considero a melhor alternativa