Fresquinhas, verdinhas e extremamente aromáticas (e saborosas!), as ervas aromáticas são uma paixão na culinária, na fabricação de produtos de higiene e limpeza, em perfumes etc.
Essas plantinhas caracterizadas por serem vegetação rasteira fornecem alguns dos mais poderosos óleos essenciais, os óleos herbais, para que você possa experimentar benefícios incríveis!
Muitos dos óleos essenciais de ervas desta lista são históricos, vêm sendo usados há milênios, graças aos seus aromas refrescantes e às magníficas propriedades terapêuticas que possuem.
E quais são as mais poderosas ervas aromáticas, e os melhores óleos essenciais de ervas? Confira agora.
Óleo essencial de manjericão
Embora o óleo de manjericão seja conhecido por seus benefícios culinários; também tem uma variedade de usos para a mente e o corpo. A planta de manjericão e o óleo de manjericão são ricos em linalol, um produto químico natural, que é benéfico para diminuir os sentimentos de tensão quando aplicado nas têmporas e reduzir os sentimentos de ansiedade quando difundido.
A difusão do óleo de manjericão também pode ajudar a promover uma sensação de alerta mental e foco. Este óleo essencial completo é um ótimo complemento para uma cozinha, área de estudo, escritório ou bolsa de viagem para conveniência em movimento.
Como usar o óleo essencial de manjericão:
- Difundir no ambiente com Cipreste e Limão para sair de um estado sobrecarregado e de fadiga mental para um estado de alívio e foco.
- Adicione na água para um enxágue bucal ou gargarejo refrescante e que ajuda contra gripes e resfriados.
- Inale diretamente do frasco para uma ação descongestionante poderosa.
Óleo essencial de erva-doce
A erva doce é usada desde a antiguidade. Dizem que os guerreiros romanos usavam erva-doce para fortalecer sua prontidão para a batalha, e várias culturas do Oriente e do Oriente Médio a usaram há muito tempo em sua culinária.
O óleo essencial de erva-doce é conhecido por sua capacidade de ajudar na digestão, devido ao seu constituinte químico anetol, que oferece suporte digestivo
Como usar o óleo essencial de erva-doce:
- Misture 01 gota do óleo essencial de erva-doce com o óleo Essencial Limão Siciliano e ingira para melhorar o sistema digestivo e equilibrar o açúcar no sangue
- Saia de um estado improdutivo para próspero inalando o óleo essencial de erva doce.
Óleo essencial de capim-limão
O chamado capim-limão é uma erva aromática que não tem nada a ver com o limão, outro poderoso óleo essencial, porém cítrico e não herbal.
O óleo essencial de capim limão tem um aroma refrescante de erva cidreira. Promove um humor alegre e tonifica a pele. É também um óleo popular para usar em massagens para refrescar e rejuvenescer os músculos.
Como usar o óleo essencial de capim-limão:
- Combata os maus odores no armário ou bolsa de ginástica colocando de 3 a 5 gotas de óleo de capim-limão em uma bolinha de algodão.
- Dilua em óleo carreador e experimente uma massagem deliciosa e reconfortante.
- Aplique após a atividade física para refrescar e aliviar os músculos.
Óleo essencial de manjerona
Manjerona e orégano são ervas da família da hortelã, mas têm fragrâncias e sabores diferentes. O óleo essencial de manjerona tem um aroma mais doce e floral, enquanto a maioria dos óleos essenciais herbais são mais picantes.
Como usar o óleo essencial de manjerona:
- Aplique na pele com óleo carreador para acalmar e relaxar, proporcionando sensações positivas.
- Difunda no ambiente para alguns minutos de meditação antes de dormir. Faça uma massagem no peito com óleo essencial de manjerona combinado com eucalipto radiata e óleo de coco fracionado, inspire e expire profundamente.
Óleo essencial de orégano
O Orégano é destilado a vapor da erva e é usado tanto como agente aromatizante, como para tratar infecções bacterianas e fúngicas.
Uma curiosidade sobre o orégano é que seu nome vem das palavras gregas “oros” (montanha) e “ganos” (gozo).
Os povos antigos, como gregos e romanos, associavam esta erva aromática aos momentos de festa. Conhecido como “o óleo da humildade”, o orégano também era reverenciado pelos antigos gregos por seu sabor e seus inúmeros benefícios à saúde.
Como usar o óleo essencial de orégano:
- Use 10 gotas do óleo essencial de Oregano com água em um spray para limpar o ambiente e superfície
- Tome em uma cápsula para combater vírus e infecção bacteriana
Óleo essencial de hortelã-pimenta
Os constituintes químicos naturais do óleo essencial de hortelã-pimenta refrescam, aliviam as vias aéreas e revigoram o corpo e a mente após atividades cansativas.
A hortelã-pimenta é rica em mentol, substância muito apreciada na indústria farmacêutica e alimentícia.
Como usar o óleo essencial de hortelã-pimenta:
- Use junto com o óleo essencial de Eucalipto quando estiver com nariz congestionado.
- Potencialize sua ação misturando óleo essencial de Frankincense e Lavanda e massageando a testa e a nuca para aliviar a dor de cabeça.
- Inale ao acordar para revigorar e permanecer em alerta.
Óleo essencial de alecrim
O aroma fresco de Rosemary, nome estrangeiro do alecrim, lhe concedeu um lugar de destaque na culinária, sendo muito utilizado para receitas com peixe, por exemplo.
Este óleo essencial herbal é conhecido como o “óleo dos estudantes”, por ajudar na memória e a manter o foco em momentos de esgotamento físico e mental.
Como usar o óleo essencial de alecrim:
- Difunda o alecrim no ambiente de trabalho ou estudos para maior concentração.
- Inale diretamente do frasco para alívio de problemas respiratórios.
- Use diariamente para melhorar sua capacidade de memória.
- Adicione algumas gotas ao xampu para uma melhor aparência do couro cabeludo.
Não temos como trazer todos os óleos essenciais herbais em um único artigo. Me conta nos comentários qual óleo de ervas você quer saber mais!