Este estudo investigou os efeitos da inalação de óleos essenciais nos sintomas, qualidade de vida, qualidade do sono e nível de fadiga entre adultos com rinite alérgica perene (PAR). Cinquenta e quatro homens e mulheres com idades entre 20 e 60 anos foram randomizados para inalar os óleos essenciais de sândalo, gerânio e Ravensara ou óleo de amêndoa (o placebo) por 5 minutos duas vezes ao dia por 7 dias.
Os sintomas de rinite alérgica determinados pelo Total Nasal Symptom Score (TNSS), o Rhinoconjunctivitis Quality of Life Questionnaire (RQLQ), a qualidade do sono pela escala Verran Synder-Halpern (VSH) e o nível de fadiga pela Chalder Fatigue Scale (CFS) foram avaliados antes e após a intervenção. Comparado ao placebo, o grupo experimental apresentou melhora significativa no TNSS, principalmente na obstrução nasal. O grupo que utilizou os óleos essenciais também apresentou melhorias significativamente maiores na pontuação total de RQLQ e CFS. Esses achados indicam que a inalação de certos óleos essenciais ajudam a aliviar os sintomas de PAR, melhorar os sintomas da rinite e reduzir a fadiga em pacientes com rinite alérgica.
Dessa forma podemos concluir que a inalação de óleos essenciais pode ser uma intervenção eficaz para aliviar a rinite alérgica.
Esse artigo pode ser visto na integra no link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27034695/
Quer saber um pouco mais sobre as diversas possibilidades de aplicações dos óleos essenciais? Da uma olhada nesse post: Apresentação de óleos essenciais doTERRA. Lá tem um video explicando melhor como os óleos essenciais podem ser usados no seu dia a dia.
Quer adquirir os óleos essenciais? Clica aqui e manda um Whatsapp para mim.