Ayurveda é uma terapia holística milenar que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Ela é baseada na ideia de “doshas”, que são as energias vitais do corpo, denominadas: vata, pitta e kapha.
Essas energias são responsáveis pelo equilíbrio físico, mental e espiritual de cada pessoa. O objetivo da medicina ayurvédica é equilibrar essas energias para promover a saúde e o bem-estar.
Ayurveda é uma palavra originada do sânscrito que significa “ciência da vida”. Ela é composta por duas palavras: “Ayur”, que significa vida e “Veda”, que significa conhecimento.
Mais que uma terapia holística, ou seja, que trata o indivíduo como um todo, a Ayurveda é uma ciência que estuda a vida, o corpo humano e a natureza. E traz como objetivo promover o equilíbrio e a harmonia entre eles.
A Ayurveda tem como base o sistema filosófico Samkhya, que se concentra nos cinco elementos que compõem toda a matéria presente no universo. Esses elementos são éter, ar, fogo, água e terra.
A tradição da Ayurveda também considera que os seres humanos são influenciados pelos dosha e seus elementos regentes.
Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e também pela água.
Como funciona a Ayurveda
A Ayurveda entende que cada pessoa é única e tem uma força vital individual, que é determinada pela sua combinação única de doshas. Essas energias são responsáveis pelo funcionamento do corpo e da mente.
A Ayurveda define os doshas como:
Vata: responsável pelo movimento e pela comunicação entre as células do corpo.
Pitta: responsável pela digestão e pelo metabolismo.
Kapha: responsável pelo equilíbrio (físico) e estabilidade do corpo.
Durante uma consulta ayurvédica, o terapeuta irá avaliar a constituição individual do paciente e identificar possíveis desequilíbrios. Com base nessa avaliação, o terapeuta poderá prescrever uma dieta específica, exercícios físicos, práticas de meditação e/ou técnicas de massoterapia, além de combinar outras terapias, como a aromaterapia.
Benefícios da medicina Ayurveda
A Ayurveda tem como objetivo equilibrar as energias do corpo e da mente com a natureza e seus 5 elementos, promovendo a saúde e o bem-estar do indivíduo como parte do ambiente.
Dentre os benefícios dessa terapia, podemos destacar:
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Melhora da qualidade do sono;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Melhora da digestão e consequentemente a nutrição do corpo;
- Melhora do equilíbrio emocional;
- Melhora da saúde mental.
A Ayurveda também pode ser usada para tratar uma série de condições de saúde do corpo físico, como doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, doenças digestivas, dores crônicas e doenças autoimunes.
Neste sentido, a combinação das práticas ayurvédicas com a aromaterapia, a massoterapia e outras terapias holísticas é muito poderosa.
Ayurveda e Aromaterapia
A Ayurveda e a aromaterapia são terapias holísticas que se complementam muito bem entre si, uma vez que a ayurveda utiliza técnicas como respiração, yoga, massagem, autoconhecimento, alimentação e plantas medicinais e objetos da natureza.
A aromaterapia é uma terapia complementar que usa óleos essenciais extraídos de plantas para tratar uma série de condições de saúde, como ansiedade, insônia, dores musculares e até mesmo depressão.
Aromaterapeutas usam óleos essenciais em massagens, difusores, inalação ou ingestão com o objetivo de tratar condições de saúde, e essas práticas são totalmente compatíveis com os objetivos da Ayurveda.
Na Ayurveda, os óleos essenciais são selecionados com base nas propriedades terapêuticas que correspondem às necessidades individuais do paciente, e são aplicados de acordo com os princípios da aromaterapia.
Como uma abordagem holística que inclui uma série de outras práticas e terapias para ajudar a equilibrar as energias do corpo e da mente, a ayurveda é muito completa e eficaz. Se você está procurando uma forma natural de melhorar a saúde e o bem-estar, esta pode ser uma excelente opção para você. A ayurveda não substitui o tratamento médico convencional em muitos casos.
Porém, tanto a ayurveda como a aromaterapia são terapias complementares muito bem vistas por vários membros da comunidade científica e aprovadas como excelentes tratamentos pela OMS e pelo SUS, através da PNPIC.
A aromaterapia pode contribuir muito com a Ayurveda, fornecendo uma ampla variedade de óleos essenciais e métodos de uso dos mesmos. Os óleos essenciais podem ser difundidos no ambiente de tratamento ayurvédico.
Mas, também, podem ser utilizados em casa ou no trabalho, complementando a prática fora da clínica ou consultório de ayurveda.
Uma resposta