Aromaterapia para gestantes e no trabalho de parto.

Tópicos do artigo

Recentemente publicamos o artigo sobre o efeito do óleo essencial de lavanda na dor pós-operatória de Cesariana. E por falar no assunto, aqui vai um material mais completo sobre a aromaterapia para gestantes e durante o trabalho de parto, caso você tenha um parto natural.

A gravidez é um momento maravilhoso e emocionante. No entanto, com o aumento da exigência do organismo e as mudanças hormonais, você experimenta uma variedade de fatores físicos e emocionais. 

Acima de tudo, para a maioria das mulheres, é um momento em que você pode querer maximizar sua própria saúde para dar ao seu filho o melhor ambiente possível para se desenvolver. 

A aromaterapia durante a gravidez pode atender diferentes necessidades, em diferentes níveis, e pode proporcionar para o seu corpo e sua mente um verdadeiro alívio.

Aromaterapia para gestantes em casa

Tratamentos de gravidez especializados, administrados com a experiência de terapeutas qualificados e experientes, podem ajudar. Entretanto, a aromaterapia permite que você experimente ainda mais benefícios no conforto da sua própria casa.

Os óleos essenciais que são usados na aromaterapia possuem propriedades terapêuticas incríveis para aliviar alguns sintomas que são frequentemente experimentados durante a gravidez, como enjoo e estresse.

A Lavanda, por exemplo, além de aliviar a dor do trabalho de parto, pode ajudar a dormir, pois relaxa o corpo, proporcionando uma noite de sono mais profundo e mais reparador.

Isso também será importante quando o bebê nascer!

Os óleos cítricos como bergamota e tangerina podem deixar você revigorada e dar um impulso de energia quando o cansaço corporal ou mental aparecer.

Você pode experimentar esses benefícios de diversas maneiras para aliviar seus sintomas, seja no seu banho, por meio de um difusor ou fazendo uma massagem na têmpora, nas costas, sola dos pés etc.

Benefícios da aromaterapia na gravidez

Algumas futuras mamães que experimentam a aromaterapia afirmam que os óleos essenciais ajudam a aliviar os incômodos da gravidez, como dores nas costas, tornozelos inchados e náuseas, entre outros. 

Eles também são usados ​​em massagens para ajudar as futuras mamães a relaxar e desestressar, bem como através da inalação. Massagear os óleos em sua pele com um óleo carreador também pode ajudar com episódios de coceira na pele da gravidez e aliviar temporariamente os sintomas de esforço da coluna.

Óleos essenciais seguros para usar na gravidez

  • O óleo essencial de bergamota é edificante, tem aroma refrescante e pode ajudar o sistema urinário;
  • A camomila é um anti-inflamatório poderoso e facilita a digestão, além de relaxar os músculos doloridos e aliviar dores de cabeça;
  • O óleo essencial de Toranja é cítrico e proporciona alegria e bem-estar
  • A lavanda é um poderoso anti-séptico, mas também um antidepressivo que ajuda a relaxar e dormir melhor, como vimos;
  • O limão é estimulante, funciona bem para reduzir os enjoos matinais e é recomendado para massagear as pernas contra o cansaço e purificar o ar.
  • O jasmim ajuda fisicamente, melhorando a elasticidade da pele. Isso pode ser potencializado quando dilui-se o óleo de jasmim em óleo carreador de boa qualidade, o que ajuda a hidratar a pele.

Muitos outros óleos essenciais são excelentes para a gravidez e totalmente seguros quando usados da forma adequada. E não podemos esquecer de falar da hora do parto. Veja:

Benefícios da Aromaterapia no trabalho de parto

Alguns óleos essenciais têm propriedades que podem ajudar também no trabalho de parto. 

A aromaterapia é permitida e cada vez mais bem vista em hospitais para o trabalho de parto. O SUS e a OMS reconhecem isso em âmbito nacional e internacional, respectivamente.

O óleo de lavanda é o mais eficaz contra a dor do trabalho de parto. Estudos demonstram que a eficiência é reduzida em partos atrasados, quando a dor se torna mais intensa.

O óleo de gerânio (óleo da mulher) acalma, desperta a sensibilidade e a afetividade.

Os óleos cítricos podem combater a depressão pós-parto.

Segurança dos óleos essenciais na gravidez

Embora a aromaterapia possa ajudar as futuras mamães a aproveitar mais a gravidez, há momentos em que eles não devem ser usados.

Ter o acompanhamento do médico e a orientação de uma aromaterapeuta experiente é fundamental para a segurança do uso dos óleos essenciais na gravidez.

Se você tem dúvidas, mande uma mensagem pra mim no WhatsApp!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress