Se você já tentou dormir melhor com cortinas blackout ou tapa-olhos, música suave, chás ou até massagens, sabe que os sentidos podem ser seus passaportes para o relaxamento profundo. Mas, você já pensou em usar seu olfato? É aí que entra a Aromaterapia para dormir melhor.
Aromaterapia é uma técnica terapêutica que envolve a inalação, ingestão ou aplicação tópica de óleos essenciais, extratos de plantas altamente concentrados. Esses óleos são extraídos das flores, raízes, folhas e outras partes das plantas e possuem inúmeros benefícios para a saúde, entre eles o relaxamento e a melhora da qualidade do sono.
Os aromas usados na aromaterapia estimulam nosso sistema nervoso a transmitir sinais ao sistema límbico no cérebro, responsável pelas emoções, a memória, relações sociais e comportamentos sexuais, por exemplo.
Quando você inala os óleos essenciais, eles são captados por receptores no nariz e, de lá, viajam para o bulbo olfativo, o córtex olfativo e, finalmente, para o sistema límbico, a parte do cérebro que controla seu humor e emoções.
Por isso, a aromaterapia é uma ferramenta incrível para acalmar pensamentos perturbadores, más emoções, estresse, ansiedade etc. e há muitas maneiras de experimentá-la em casa.
Aromaterapia para dormir melhor – Principais Óleos Essenciais
Se você está com problemas para adormecer rápido ou para permanecer dormindo pelo tempo ideal, a aromaterapia pode ajudar caso torne-se parte da sua rotina. Existem estudos científicos sobre como os óleos essenciais podem estimular o sono e torná-lo mais reparador, especialmente com o uso de aromas florais e de ervas.
Um dos aromas mais populares, a lavanda, foi registrada como um importante óleo essencial desde o século XIII. A lavanda tem uma fragrância floral profunda que pode evocar sentimentos de calma e bem-estar mental.
Claro, existem outros óleos essenciais calmantes também. O óleo essencial de camomila é conhecido por seu aroma calmante e que alivia o estresse, e é considerado uma fragrância suave e calmante que pode acalmar o corpo e a mente inquietos, além de facilitar a preparação da pessoa para um sono muito mais reparador.
Os benefícios calmantes da camomila são conhecidos há séculos e passam de geração em geração. Quem nunca recebeu a sugestão de um chazinho para relaxar?
Algumas misturas comuns de óleos essenciais para dormir incluem combinações de lavanda, camomila, manjerona, eucalipto, cedro e vários outros.
Relacionado: Os óleos essenciais mais eficientes para dormir
Métodos de aromaterapia para dormir bem
Existem muitas maneiras de experimentar os óleos essenciais para dormir bem, uma delas, por exemplo, é uma experiência de banho aromática. Várias outras formas de explorar os benefícios da aromaterapia para o sono estão listadas abaixo, então continue lendo para conhecer as técnicas para dormir.
Difusão no ambiente
Se você gosta da aromaterapia tradicional com a aromatização de ambientes, um difusor de óleo essencial no quarto à noite ou mesmo durante a tarde no ambiente de trabalho pode ser uma excelente alternativa.
Os difusores são ideais para ajudar a dormir porque dispersam o aroma no ar continuamente, prolongando os efeitos durante toda a noite.
Os melhores difusores têm tecnologia ultrassônica, que usa vibrações em vez de calor para quebrar as moléculas dos óleos essenciais e dispersar no local, não alterando suas propriedades terapêuticas.
Relacionado: 3 melhores difusores de óleo essencial
Aplicação tópica
Para dormir melhor, recomenda-se massagear com óleo essencial (lavanda, por exemplo) na testa, punhos e pescoço. Este método permite que você se beneficie tanto da inalação dos óleos quanto do relaxamento muscular direto, através da pele. Eles entram na corrente sanguínea mais rapidamente e são absorvidos pela pele.
É recomendado diluir seus óleos essenciais com um óleo carreador, como óleo de coco fracionado, para ter uma absorção melhor na pele e prevenir irritações na pele e/ou reações alérgicas.
Banhos aromáticos
Tomar um banho aromático de 1 a 2 horas antes de dormir é outra ótima maneira de experimentar esses benefícios para o sono. Recomenda-se adicionar gotas de um óleo essencial calmante, como camomila por exemplo, à água do banho. Com ação adicional, a água aquecida relaxa os músculos, o que promove um sono melhor.
Outras recomendações para melhorar o sono
Óleos essenciais são comprovadamente eficazes, recomendados pela OMS e pelo SUS como terapias complementares, mas isso não exclui outras práticas saudáveis para incluir na sua rotina.
Aqui vão algumas dicas para que você melhore outros fatores do sono:
- Criar uma rotina para deitar e levantar, respeitando os horários de trabalho e de descanso;
- Ao deitar-se, buscar criar um ambiente calmo e totalmente escuro,
- É recomendado que se evite tomar café ou o consumo de produtos com cafeína à noite;
- Evitar deixar TV, computador e celulares ligados e próximos, pelo menos 1 hora antes de dormir.
Se você tem mais dúvidas sobre como usar a aromaterapia para dormir melhor ou ter outros benefícios, mande uma mensagem pra mim no campo de comentários abaixo.