Procurar
Close this search box.

Aromaterapia difusor: ultrassônico, elétrico e velas aromáticas.

difusor de aromaterapia

Tópicos do artigo

Os óleos essenciais são uma ótima maneira de perfumar o ambiente com aromas naturais, mas não são a única maneira. Podemos manter nossa casa, carro ou ambiente de trabalho perfumados com diversos dispositivos. Porém, os difusores de aromaterapia são diferentes.

Nem todos os produtos que perfumam o ambiente trazem benefícios para o corpo. Aliás, alguns deles podem até trazer problemas. Isso porque possuem químicos artificiais que podem ser tóxicos ao organismo.

A purificação do ar de um ambiente pode ser feita com plantas no local, mas nem todas exalam perfume. Pode-se utilizar diversos tipos de produtos naturais para obter fragrâncias, mas dificilmente numa concentração suficiente para proporcionar benefícios à saúde.

Por mais propriedades terapêuticas que tenham, as plantas naturais vão ser limitadas. Considere que os óleos essenciais são extratos concentrados e, por isso, podem oferecer muito mais benefícios com apenas uma gotinha.

Por isso, os difusores de óleos essenciais para praticar aromaterapia são a melhor alternativa quando se procura potencializar o conjunto de benefícios que as plantas podem oferecer.

Benefícios da difusão de óleos essenciais

Relembrando, a difusão de óleos essenciais é um método de aromaterapia que consiste na captação, pelo sistema respiratório, das partículas difundidas no ar. 

Os diversos tipos de difusores usam métodos diferentes para dispersar o óleo essencial no ambiente, uns com mais eficiência, outros com menos. 

As partículas que inalamos contém os químicos naturais das plantas que, por sua vez, possuem diversas propriedades terapêuticas. Esses fitoquímicos se ligam aos nossos receptores olfativos e atuam diretamente em nosso sistema límbico. 

O sistema límbico influencia nossa fome, emoções, sono e muitas outras funções, e comprovadamente a difusão de óleos essenciais e a aromaterapia possui um efeito real.

Existem vários estudos científicos que comprovam que o uso dos óleos essenciais pode produzir os seguintes benefícios, dentre outros:

  • reduz o estresse;
  • melhora a clareza mental;
  • eleva o humor;
  • acalma e promove a melhora do sono;
  • purifica o ar;
  • ameniza dores;
  • abre as vias aéreas quando congestionadas;
  • aumenta a libido;
  • aumenta a concentração e o foco;
  • etc.

Tipos de difusores de óleos essenciais

Dentre os mais comuns difusores de óleos essenciais, industrializados e caseiros, hoje falaremos de 3 em especial: difusores elétricos, ultrassônicos e velas aromáticas.

1. Velas Aromáticas

Velas aromáticas são um tipo de difusor de calor, que usam o calor para vaporizar as substâncias misturadas com óleo essencial, dispersando-as no ar. Estes dispositivos podem até ter fabricação industrial, mas normalmente consideramos como caseiros.

A vantagem deste tipo de difusor é a beleza e o charme especial que podem dar ao ambiente. Mas, além dos perigos óbvios do fogo, o contato direto com a chama pode reduzir ou desativar completamente as propriedades terapêuticas.

E atenção: a maioria das velas aromáticas disponíveis no mercado são feitas com essências químicas artificiais, o que pode ser gravemente prejudicial à saúde.

Se você não tem um amplo conhecimento da aromaterapia e não vai produzir suas próprias velas aromáticas, o ideal é utilizar difusores. Conheça abaixo.

2. Difusores Elétricos

Difusores elétricos também utilizam calor para dispersar o óleo essencial no ambiente, porém de forma mais constante e com menor risco. 

A grande vantagem deste tipo de difusor para aromaterapia é a praticidade. Alguns modelos também são projetados para servir como peças de decoração. Por outro lado, encontram os mesmos problemas dos difusores de calor, já mencionados. O calor pode reduzir e/ou alterar as propriedades terapêuticas

3. Difusor Ultrassônico

Os difusores ultrassônicos são dotados de várias tecnologias, como a tecnologia de difusão a frio, que permite a difusão sem alteração da fórmula do óleo essencial, preservando as propriedades terapêuticas importantes dos óleos essenciais. 

Através da difusão ultrassônica, liberam íons negativos ao ar, ajudando a eliminar poluentes, vírus e bactérias. Estes íons também aumentam a concentração de oxigênio no ambiente.

Também são encontrados no mercado os difusores umidificadores, ideais para ambientes com ar condicionado ou em regiões naturalmente mais secas.

O uso dos difusores ultrassônicos é com óleos essenciais adicionados de água. Eles liberam uma espécie de névoa, fria e úmida.

Você pode também optar por um difusor individual, como um colar aromático, bem como o famoso difusor de varetas. Ou, ainda, um difusor de calor onde o óleo essencial não vai em contato direto com o fogo, sendo adicionado à uma base que o separa da fonte de calor. 

Entretanto, sem dúvidas o difusor ultrassônico é a melhor opção quando o objetivo é a prática da aromaterapia, para colher com máxima eficácia todos os benefícios do (os dos) óleo essencial utilizado.

Inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos exclusivos do Blog Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress