Queda de cabelo, ressecamento, coceira no couro cabeludo, dermatite ou fortalecimento dos fios, se você está procurando soluções para esses problemas…
Bem, então este artigo é para você! Ele fala sobre como você pode lidar com problemas relacionados ao cabelo de uma das melhores formas – usando óleos essenciais. Eles também vão deixar seus cabelos mais bonitos, além de saudáveis!
Você já se sentiu energizada com o aroma fresco da laranja ao descascá-la? Ou calma ao sentir o perfume da lavanda? A fragrância emitida por alguns frutos, flores, folhas ou cascas, deve-se à essência característica daquela planta.
E é essa essência que dá origem aos famosos óleos essenciais…
Você já deve ter lido sobre o uso de óleos essenciais para aromaterapia. No entanto, esses extratos naturais fazem muito mais do que apenas revigorar os seus sentidos! Eles têm inúmeros benefícios no corpo e um deles é no combate a vários problemas de cabelo e no apoio à aparência dos fios.
Os óleos essenciais são bem voláteis e muito leves ao toque. Lembre-se que os óleos essenciais devem ser usados diluídos ou em pequenas quantidades, por serem altamente concentrados, quando for aplicar nos cabelos.
Para saber mais sobre qual óleo essencial é mais indicado para o seu cabelo com base em sua propriedade específica, continue comigo.
Os 6 melhores óleos essenciais para a saúde do cabelo
As complicações capilares são causadas por vários motivos, que vão desde a genética, hormônios, mudanças climáticas, até métodos usados para a manutenção do cabelo, como calor ou química.
Infelizmente, o papel da genética e de fatores externos no crescimento e no bem-estar de nosso cabelo está além do nosso controle. Mas podemos reparar e manter nosso cabelo usando os meios naturais de que dispomos.
A seguir está a lista de 6 óleos essenciais que podem ajudar com várias situações:
1. Óleo essencial de lavanda – para o crescimento do cabelo
O óleo de lavanda tem componentes relaxantes e antibacterianos. Auxilia na manutenção saudável do cabelo e dos folículos, melhorando consideravelmente a saúde do couro cabeludo.
A aplicação tópica do óleo de Lavanda de 5 a 6 vezes por semana, 1 vez ao dia, mostra resultados positivos, como aumento da profundidade e número de folículos capilares, redução das células inflamatórias e até mesmo o aumento da espessura da camada dérmica, o que proporciona mais firmeza aos fios.
2. Óleo essencial de hortelã-pimenta – para oleosidade do couro
O óleo de hortelã-pimenta pertence à família da hortelã e seu impacto mentolado confere uma sensação de refrescância, que aumenta a circulação no local onde é aplicado. Isso ajuda especificamente na diminuição da oleosidade.
O óleo essencial de hortelã-pimenta estimula o couro cabeludo e também diminui a formação de caspa. Devido ao aumento da estimulação, favorece o crescimento saudável dos cabelos.
3. Óleo essencial de capim-limão – para fortalecimento dos fios
A aplicação tópica de óleo essencial de capim-limão no couro cabeludo é conhecida por fortalecer os fios do cabelo e estimular o seu crescimento. Ele contém propriedades antifúngicas e antibacterianas, aliviando a coceira no couro cabeludo.
Sendo assim, é amplamente recomendado para quem tem problemas relacionados à caspa. Sua eficácia máxima é comprovada entre 7 e 14 dias de uso regular.
4. Óleo essencial de tea tree – para combate à caspa
Você sabia que o óleo essencial de tea tree (melaleuca) pode desobstruir os folículos capilares?
Esta propriedade do óleo de tea tree impede a formação ou o acúmulo de óleo em excesso no couro cabeludo. Ele elimina células mortas da pele e também controla o acúmulo de resíduos de produtos capilares industrializados.
Se o folículo piloso permanecer obstruído, causa a formação de caspa e reduz o crescimento do cabelo. O óleo de Melaleuca também é conhecido por amenizar complicações como eczema (alergias e irritações) no couro cabeludo.
5. Óleo essencial de bergamota – para brilho dos fios
Você sente que seu cabelo perdeu o brilho e parece opaco? O óleo essencial de bergamota pode renovar a aparência do seu cabelo e fornecer-lhe o brilho necessário.
Ao mesmo tempo, pode até fortalecer seus folículos e fios de cabelo. Ele reduz a queda de cabelo e também ajuda no crescimento saudável. Por ser um óleo essencial altamente eficaz contra o estresse, que pode causar queda de cabelo, os efeitos são ainda melhores.
6. Óleo essencial de Ylang Ylang – para combater piolhos
O óleo natural de Ylang Ylang é benéfico também para quem tem cabelos secos, ásperos e quebradiços. A aplicação tópica do óleo essencial de Ylang Ylang é conhecida por aumentar e estimular a produção de sebo, o material oleoso liberado pela glândula sebácea. Isso, por sua vez, melhora a textura do cabelo e o fortalece.
Em breve eu vou trazer outro artigo com mais 6 óleos essenciais e seus usos para melhorar a saúde e beleza dos cabelos. Inscreva-se em nossa newsletter para receber o aviso em primeira mão quando o artigo for publicado.
Uma resposta
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.