Os óleos essenciais são considerados como soluções saudáveis e naturais para ajudar com todos os tipos de problemas. Mas é necessário que você tome precauções extras se você quiser usá-los com os pequenos.
Existe um aumento do número de pais e mães que buscam óleos essenciais na tentativa de ajudar seus filhos a se manterem saudáveis. Isso é fantástico, pois a natureza realmente tem tudo o que você precisa.
Lavanda (alfazema) pode ajudar a dormir e alguns outros óleos são excelentes para aumentar sua imunidade, por exemplo. Alguns pais colocam os óleos em um difusor, enquanto outros preferem aplicá-los na pele das crianças.
Embora esses óleos aromáticos sejam totalmente naturais, ainda precisamos tomar precauções, devido à concentração das substâncias, que nos óleos de boa qualidade é muito alta. Pediatras e especialistas em aromaterapia dão dicas de como os pais podem usar óleos essenciais em crianças com total segurança. Confira algumas:
1. Compre óleos essenciais de qualidade comprovada.
Existem muitos produtos diluídos ou mesmo adicionados de substâncias industrializadas no mercado. É muito importante para todos, não apenas para as crianças, ter uma garantia da pureza dos óleos essenciais que serão utilizados.
2. Sempre supervisione as crianças quando do uso de óleos essenciais.
Alguns óleos essenciais são tóxicos quando ingeridos em grandes quantidades. Em geral, também não podem ser colocados em regiões sensíveis, como os olhos, ouvido interno e nariz. Outra preocupação é com relação à exposição ao sol, principalmente com os óleos cítricos.
3. Dilua em carreadores como o óleo de coco fracionado.
Crianças são muito mais sensíveis tanto às aplicações tópicas quanto à ingestão dos óleos essenciais. Por isso, você deve sempre seguir as recomendações do fabricante quanto à diluição dos extratos.
4. Guarde os óleos em um local seguro, totalmente fora do alcance das crianças.
Sempre mantenha qualquer óleo essencial longe do alcance das crianças. Alguns óleos não podem ser ingeridos, outros apenas em pequenas quantidades. A aplicação dos óleos essenciais em crianças também deve ser sempre sob supervisão de um adulto que conheça as formas de uso, como na aplicação tópica, que exige a diluição.
5. Consulte o médico do seu filho antes de usar os óleos essenciais.
Ainda que sejam extratos naturais, os óleos essenciais podem possuir contra-indicação e interações medicamentosas que podem causar algum problema, bem como efeitos colaterais. Os óleos essenciais jamais dispensam a necessidade de consultar o médico regularmente, bem como de obter sua opinião quanto ao uso das gotinhas.
Os 3 melhores óleos essenciais para as crianças
Os óleos essenciais são uma forma rápida, suave e eficaz de aliviar resfriados e gripes, melhorar o foco mental e a autoconfiança, aliviar o estresse e promover o sono.
Sempre escolha óleos essenciais puros, orgânicos e de alta qualidade, de uma fonte confiável para os seus filhos e para toda a família.
Separei os 3 melhores óleos essenciais para crianças que eu conheço, olha só:
1. Hortelã-pimenta para mais foco nos estudos
Ajude seu filho ou adolescente a ficar alerta e concentrado com óleo de hortelã-pimenta. Estudos mostram que o cheiro de hortelã-pimenta pode estimular áreas do cérebro responsáveis pelo estado de alerta.
Outra pesquisa mostra que a hortelã-pimenta pode melhorar a qualidade da memória e melhorar o desempenho em tarefas visuais. Em esportes e outras atividades físicas, a hortelã-pimenta reduz o tempo de reação.
2. Gengibre para combater mal-estar digestivo
Impeça os problemas estomacais com óleo essencial de gengibre. Estudos mostram que a raiz ajuda a aliviar problemas digestivos e reduzir a ocorrência e gravidade das náuseas. Também encontraram uma redução significativa nas náuseas e vômitos após o uso de óleo essencial de gengibre.
O gengibre também é rico em gingerol, um composto polifenol que tem efeitos antimicrobianos poderosos e pode proteger contra problemas estomacais, úlceras e outros problemas gastrointestinais. Para aliviar dores de estômago, adicione algumas gotas de óleo essencial de gengibre e um pouco de mel a uma caneca de água morna.
Use-o em um difusor ou borrife no quarto do seu filho. Para um alívio imediato, basta inalar diretamente do frasco.
3. Lavanda para acalmar e relaxar
Lavanda pode acalmar as crianças com segurança e aliviar o estresse e a ansiedade. Estudos mostram que o óleo essencial de lavanda melhora a qualidade e a duração do sono e promove um sono mais profundo.
Os principais compostos da lavanda, linalol e acetato de linalila, também mostraram aliviar a ansiedade, reduzir o estresse e acalmar o sistema nervoso. Para promover um sono tranquilo, use óleo de lavanda em um difusor no quarto do seu filho; adicione algumas gotas ao travesseiro para aliviar os pesadelos.
Conheça o Kit Kids dōTERRA
A dōTERRA é uma das minhas marcas de óleos essenciais preferida, em especial por ter um kit de mixes de óleos perfeito para a meninada. Aqui em casa são 2 e eu não fico sem o Kit Kids dōTERRA.
São 7 mixes de óleos para ajudar com foco e concentração, melhorar a qualidade do sono, ajudar no relaxamento, aliviar enjôos e desconforto abdominal, entre outros benefícios.
Se quiser saber mais sobre o Kit Kids, visite a página aqui.
Por hoje é só, se ainda tiver dúvidas sobre aromaterapia infantil, deixe um comentário aqui embaixo.
Uma resposta