Procurar
Close this search box.

Os 4 melhores óleos essenciais para acne

Tópicos do artigo

Muitas pessoas hoje sofrem com a acne e isso pode prejudicar sua autoestima e até gerar uma frustração maior.

No vídeo abaixo explico detalhadamente quais são os melhores óleos essenciais para o tratamento da ACNE:

As pessoas têm problemas com acne aos 30, 40, 50 anos.. todos nós temos espinhas, certo? Algumas pessoas estão mais propensas à acne em comparação a outras e muitos não conseguem encontrar um tratamento que realmente funcione.

É por isso que aconselho você a procurar remédios caseiros naturais para acne que são usados ​​há milhares de anos. Esses remédios incluem a utilização de óleos essenciais que atacam a raiz do problema e não são agressivos para a pele.

Por que tantas pessoas, especialmente os adolescentes, sofrem com a acne? Pode ser devido à genética, alteração dos níveis hormonais, estresse ou atividades irritantes para a pele. Por exemplo, o atrito de equipamentos esportivos e mochilas pode irritar a pele e causar acne no queixo, testa, mandíbula, pescoço, peito e costas. Os óleos essenciais têm o poder de matar bactérias na pele naturalmente.

Mas a acne não afeta apenas os adolescentes. Estudos recentes mostram que a prevalência de acne feminina adulta aumentou. Isso pode ser devido ao estresse, desequilíbrios hormonais e privação de sono, de acordo com um estudo de 2014 realizado no Brasil.

Os quatro  principais óleos essenciais para acne listados abaixo vão nutrir sua pele e combater as causas da acne naturalmente, sem as agressões e lesões causadas por produtos artificiais que acabam sendo irritantes para a pele.

1 – Melaleuca (TeaTree)

Alguns benefícios da Melaleuca incluem suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Tratamentos de acne contendo óleo de Melaleuca (tea tree) estão amplamente disponíveis, e as evidências indicam que eles são uma escolha comum entre as pessoas que buscam tratamentos alternativos para a acne.

Uma revisão científica da eficácia, tolerabilidade e potenciais modos de ação em relação ao tratamento da acne com óleo de Melaleuca afirma que os produtos feitos com Melaleuca reduzem o número de lesões em pacientes com acne, têm níveis de tolerabilidade semelhantes a outros tratamentos tópicos e têm atividades antimicrobiana e anti-inflamatória que estão associadas ao tratamento da acne

Um estudo de 2007 sugere que o óleo da árvore do chá é um tratamento eficaz para a acne leve a moderada . Sessenta pacientes foram divididos em dois grupos – um grupo foi tratado com óleo de melaleuca e o outro com placebo. Os participantes foram acompanhados a cada 15 dias por um período de 45 dias. A resposta ao tratamento foi avaliada pela contagem total de lesões de acne e índice de gravidade da acne.

Os resultados do estudo mostraram uma diferença significativa entre o gel de óleo de Melaleuca e o placebo na melhora da contagem total de lesões de acne, pois o óleo de tea tree foi 3,6 vezes mais eficaz que o placebo. Em relação à gravidade geral da acne, o óleo de Melaleuca foi 5,8 vezes mais eficaz, provando que esse óleo essencial serve como um tratamento eficaz e natural para a acne leve a moderada (ver estudo).

Para usar o óleo essencial de Melaleuca para acne, adicione 2 a 3 gotas em uma bola de algodão limpa e aplique topicamente na área afetada. O óleos de Melaleuca também pode ser adicionado ao seu sabonete facial ou corporal diário ou pode ser adicionado a um frasco de spray cheio de água e borrifar no rosto ou no corpo.

2 – Lavanda

O óleo de lavanda traz benefícios profundos para a pele devido às suas características antimicrobianas e antioxidantes. Acalma e nutre a pele – tratando a acne, curando a pele seca e reduzindo a aparência de manchas escuras e cicatrizes causadas pela acne. Outros benefícios do óleo de lavanda incluem sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade associados ao aparecimento da acne em adultos e suas propriedades terapêuticas que melhoram a qualidade do sono, ajudando a se ter uma pele saudável e radiante.

Um estudo publicado no Journal of the Medical Association of Thailand descobriu que o óleo de lavanda proporciona um efeito relaxante quando inalado. Vinte voluntários participaram de um estudo que investigou os efeitos do óleo de lavanda no sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo e respostas de humor. Os resultados revelaram que o óleo de lavanda causou reduções significativas na pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura da pele. Os participantes se descreveram como mais relaxados e revigorados após a inalação do óleo de lavanda

Estudos sugerem que o estresse e a acne estão conectados, o que explica por que as pessoas costumam ter surtos de acne em momentos de maior estresse e ansiedade. Isso pode ocorrer porque as células que produzem sebo (a substância oleosa que se mistura com células mortas da pele e bactérias para obstruir os folículos pilosos) têm receptores para hormônios do estresse. Os pesquisadores acreditam que um aumento na acne pode ser devido a níveis mais altos de sebo produzidos em momentos de estresse; portanto, o óleo essencial de lavanda serve como uma ferramenta poderosa por causa de sua capacidade de reduzir o estresse (ver estudo).

Para usar o óleo de lavanda para aliviar sentimentos de estresse que podem desencadear a produção de sebo, difunda 5 gotas de óleo em casa ou aplique topicamente nos pulsos, nuca ou têmporas. O óleo essencial de lavanda também possui propriedades antibacterianas e pode ser usado diretamente na pele para combater a acne.

3 – Sálvia Esclaréia

Um éster importante presente na sálvia esclaréia, chamado acetato de linalil, reduz a inflamação da pele e funciona como um remédio natural para acne e irritações da pele. Também regula a oleosidade da pele, fator frequentemente associado às erupções cutâneas. A sálvia também inibe o crescimento e a disseminação de bactérias, alivia sentimentos de estresse e ansiedade e ajuda no equilíbrio hormonal.

O estresse é uma das principais causas de acne em mulheres adultas porque está associado a um aumento nos níveis do cortisol que é o hormônio do estresse. Um estudo de 2014 publicado no Journal of Phytotherapy Research descobriu que a inalação de óleo de Sálvia Esclaréia tem a capacidade de reduzir esses níveis de cortisol em 36%. Os pesquisadores concluíram que a sálvia tem um efeito estatisticamente significativo na redução  dos níveis de cortisol e tem um efeito antidepressivo, melhorando o humor e combatendo a ansiedade

Um estudo recente publicado em Advances in Dermatology and Allergology descobriu que o óleo essencial de sálvia esclaréia é um agente antimicrobiano natural ativo. Depois de testar a eficácia da sálvia esclaréia em várias manchas bacterianas resistentes a medicamentos, o óleo de sálvia esclaréia foi ativo contra bactérias que levam a infecções de pele que podem levar a surtos de acne ou irritação da pele

Para utilizar esse óleo essencial como um remédio natural para ansiedade e estresse, difunda 5 gotas de óleo de sálvia em casa. Isso também ajuda com inquietação e insônia – duas condições associadas a surtos de acne. Para matar as bactérias que estão obstruindo os poros e causando acne, aplique de 1 a 3 gotas de óleo de sálvia na área afetada. Pode ser aplicado com uma bola de algodão limpa ou diluindo-o com óleo de jojoba ou de coco e depois massageie a mistura na pele.

4 – Zimbro

O óleo essencial de zimbro possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas naturais, tornando-o um dos remédios naturais mais populares para combater irritações e infecções da pele. Ele serve como um remédio caseiro para acne e ajuda a manter a pele bonita. Também possui propriedades desintoxicantes e redutoras do estresse que protegem o corpo contra as toxinas que levam à acne.

Um estudo de 2005 publicado na Pharmaceutical Development and Technology  afirma que o óleo de zimbro tem atividade antibacteriana que serve como uma solução tópica anti-acne. A atividade antimicrobiana do óleo de zimbro foi estudada ao entrar em contato com a acne. Quando usado com aplicação pura ou após diluição com óleos carreadores, o óleo essencial de zimbro mostrou atividade anti-acne promissora; as modificações não diminuíram a atividade antibacteriana do óleo

Vários estudos (ver estudo 1) (ver estudo 2) indicam que o óleo essencial de zimbro é um poderoso agente antibacteriano que combate a acne quando usado topicamente. Isso se deve a compostos específicos, incluindo alfa-pineno, p-cimeno e beta-pineno.

Use o óleo essencial de zimbro para acne, aplicando 2 a 3 gotas topicamente na área afetada. Para peles sensíveis, dilua óleo essencial de zimbro com óleo de coco ou jojoba antes da aplicação tópica.

Esses quatro óleos essenciais para acne são seguros e eficazes. Lembre-se de que na aromaterapia um pouco é muito, assim, basta usar 2 a 3 gotas na pele diariamente para resolver o problema.

Se você tem pele sensível, dilua os óleos essenciais com um óleo carreador antes de aplicar topicamente. Além disso, evite a exposição à luz solar direta ao tratar a acne com óleos essenciais. Os raios UV podem tornar a sua pele mais sensível e podem causar irritações ou vermelhidão na pele. Se o uso de qualquer um desses óleos essenciais causar irritação na pele, não use esse óleo; experimente um óleo mais suave, como lavanda.

Se quiser receitas de como utilizar os óleos essenciais para acne consulte o artigo “Como usar os óleos essenciais para acne

Quer saber quais os melhores óleos essenciais para você? Manda um Whatsapp para mim.

2 respostas

  1. Adorei o conteúdo do site! Vou voltar mais vezes com
    certeza!

    Muito obrigada por compartilhar!

    Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress