Search
Close this search box.

Conheça as classificações dos óleos essenciais e suas características

tipos de óleos essenciais por categoria

Tópicos do artigo

Quem está pesquisando informações mais aprofundadas sobre os óleos essenciais, sempre acaba percebendo pontos em comum de alguns extratos. Isso acontece pois os óleos essenciais podem ser divididos em categorias, ou seja, classificados de acordo com suas características comuns.

Neste artigo, você encontra um resumo importante para entender as classificações dos óleos essenciais, suas características em comum e as principais plantas que exemplificam cada um desses grupos. Acompanhe.

Óleos Essenciais Cítricos

Os óleos essenciais cítricos são provenientes de frutas cítricas e são encontrados em suas cascas polposas. Normalmente são extraídos pelo processo conhecido como prensagem a frio da casca, mas também há casos em que são destilados a vapor.

Os óleos cítricos são estimulantes e revigorantes, mas também são conhecidos por suas propriedades antimicrobianas, “detox” e antioxidantes. 

Alguns exemplos de frutas que produzem excelentes óleos cítricos são a bergamota, várias espécies de laranjas e limões, a tangerina e o grapefruit (toranja).

Óleos Essenciais Florais

Como o próprio nome sugere, estes óleos são extraídos das flores, normalmente as pétalas ou partes aéreas. O processo de extração é a destilação, menos agressivo para uma parte tão sensível da planta.

Florais são excelentes para acalmar e harmonizar o corpo e os ambientes. Suas principais propriedades terapêuticas são o relaxamento, o poder antiviral, anti-inflamatório e anti-histamínico.

Existem muitas flores que produzem óleos essenciais poderosos, porém podemos destacar as mais conhecidas no mercado, como sálvia, rosa, jasmin, lavanda e ylang-ylang.

Óleos Essenciais de Especiarias

As plantas aromáticas são conhecidas há muito tempo como especiarias, amplamente usadas na culinária ao redor do mundo, bem como em práticas medicinais alternativas. 

Cravo, canela, gengibre, pimenta-preta, canela cássia e cardamomo são, talvez, os mais conhecidos. Seus óleos essenciais possuem em comum o poder de estimular a digestão, a imunidade, bem como são anti-infecciosos e antiparasitários.

Também possuem propriedades afrodisíacas, além de prover sensação de acolhimento, potencializar emoções positivas e tratar sentimentos ruins como apatia e falta de vontade em realizar as coisas.

Óleos Essenciais de Ervas

Os óleos herbais são estimulantes naturais para a imunidade, assim como os anteriores. Quem nunca ouviu que chá de hortelã é bom para gripe?

Os principais herbais são o orégano, a hortelã e a hortelã-pimenta, o coentro, o manjericão, o patchouli e a manjerona, por exemplo.

Suas propriedades terapêuticas mais importantes são desintoxicar o corpo e estimular a imunidade, mas também são excelentes antivirais, entre outros benefícios para o corpo e a mente. São capazes de tornar você mais confiante e leve em relação aos problemas, bem como diminuir sentimentos de teimosia e inflexibilidade perante as mais diversas situações.

Óleos Essenciais de Raízes

As raízes são as principais responsáveis pela nutrição das plantas e possuem diversos benefícios para os seres humanos. Não à toa, fazem parte de uma alimentação saudável e altamente nutritiva, como as batatas e a mandioca.

São poucas raízes que produzem óleos essenciais importantes, podemos destacar apenas duas: vetiver e spikenard (também conhecido como Nardo).

Suas características em comum são o poder calmante, sedativo, restaurador e neuro protetor, e estes óleos essenciais são excelentes potencializadores da concentração, foco, motivação e senso de prioridade.

Óleos Essenciais de Madeiras

São classificados como óleos essenciais de madeira aqueles provenientes de árvores que, normalmente, possuem apenas um único tronco. Árvores mais tradicionais como eucalipto, sândalo e cedro se encaixam nesta categoria dos óleos essenciais.

Estes óleos têm alto poder de aterramento e renovação, proporcionando relaxamento e regeneração muscular, poder analgésico, e são poderosos adstringentes para a pele.

Se você se sente sem inspiração, triste ou envergonhada, ou ainda se quiser se sentir mais corajosa e serena diante das dificuldades, estes óleos amadeirados ajudam bastante. 

Óleos Essenciais de Resinas

Não foi por acaso que os 3 Reis Magos presentearam Jesus com mirra, incenso e ouro. Você já deve ter se perguntado, em alguma ocasião, o porquê de levarem uma resina (mirra) como um presente equiparado a ouro, não?

O fato é que os povos antigos tinham muito conhecimento da natureza, um conhecimento bem diferente do que temos hoje com vasta tecnologia e medicina moderna. Eles conheciam o valor das plantas e a mirra era escassa e altamente valiosa!

Suas propriedades terapêuticas de aumentar a imunidade, ser um poderoso antidepressivo e analgésico, com alto poder de restauração, são pontos em comum com outras resinas como a copaíba e o frankincense (também conhecido como Olíbano).

Óleos Essenciais de Folhas

Você com certeza não achou que não iríamos abordar as folhas, não é mesmo? Esta é a última classificação dos óleos essenciais. Estes óleos extraídos das folhas de alecrim, eucalipto, melaleuca etc. são muito eficientes em combater bactérias e tratar inflamações.

Ajudam a abrir a mente e se sentir mais revigorada e confiante, além de ajudar com sentimentos de limitação e impedimento.

Normalmente, estes óleos são extraídos por destilação a vapor, já que o processo facilita a liberação dos extratos. 

Fique de olho no blog e inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e mais aprofundados sobre os óleos essenciais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos do Blog, convites para os eventos ao vivo e descontos incríveis nos óleos essenciais, direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress